A Cerca de mim...

Claudia Lins

"Incontrolavelmente marcamos a vida e ela em oposição nos marca. São tantas marcas que acumulamos, que as chamamos de experiência."

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vamos Juntas?



Mulheres,

Somos a metade da humanidade. E mães da outra metade. 

Movimento 
Vamos juntas?

O Movimento “Vamos Juntas?” pretende driblar a insegurança das mulheres nas ruas.

O homem tem medo de que levem seus pertences e a mulher tem medo de que a levem...

Esta é a diferença!

“Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. 
Que tal irem juntas?” 
Dessa ideia extremamente simples é que nasceu o movimento Vamos juntas?.
Criado pela jornalista Babi Souza, 24 anos, o movimento surgiu depois que a jovem se viu no centro de Porto Alegre, às 20h, totalmente sozinha em direção a um segundo ponto de ônibus.

O #movimentovamosjuntas rapidamente ganhou força e levou Babi a criar uma página para o movimento. O projeto está recebendo o apoio de mulheres em todo o Brasil. Na prática, a iniciativa propõe duas ideias:
1) a de que mulheres que não se conhecem possam se unir para criar um elo de proteção mútua quando andam na rua;
2) a de que mulheres que se conhecem e que costumam percorrer trajetos semelhantes (para o trabalho, faculdade, ponto de ônibus etc) se organizem para andar juntas. 
A palavra de ordem é: sororidade.


Significado de Sororidade

O que é Sororidade?

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.

A sororidade é um dos principais alicerces do feminismo, pois sem a ideia de “irmandade” entre as mulheres, o movimento não conseguiria ganhar proporções significativas para impor as suas reivindicações.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Sororidade seletiva
Esta definição é aplicada quando há uma segregação entre subgrupos que estão inseridos no conjunto do que seria o “ser mulher”. Ou seja, quando a irmandade entre as mulheres é baseada em interesses pessoais de determinadas pessoas, ignorando o companheirismo empático e altruísta. 

Um exemplo de sororidade seletiva são as feministas conhecidas por Terfs (Trans Exclusionary Radical Feminist), que não reconhecem a identidade do transgênero como mulher.

Assim, o apoio, união e companheirismo dessas feministas são seletivos, destinados apenas para as mulheres do ponto de vista biológico e não de identidade comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário