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Claudia Lins

"Incontrolavelmente marcamos a vida e ela em oposição nos marca. São tantas marcas que acumulamos, que as chamamos de experiência."

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quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pai Educa, Professor Ensina!





O que é educação?
A palavra educação pode assumir diferentes significados. Entre eles, implica falar em hábitos e valores de determinada sociedade, em determinado momento histórico, que é transmitida para gerações posteriores. Além de ser algo da vida em sociedade, a educação também compreende o aprendizado das experiências individuais.
O processo educativo, ou a educação, pode ser ainda compreendido como o desenvolvimento intelectual, físico ou moral dos indivíduos com vistas à adaptação e à socialização. Para alguns autores, a educação pode ser dividida em: Educação Formal e Educação Não Formal. A primeira refere-se ao aprendizado escolar, que possui objetivos claros e específicos, amplamente conhecidos. Já a segunda compreende uma forma mais difusa de educação, com menos características hierárquicas. Assim, a educação não formal não pode ser entendida no sistema de progressão, já que não é algo sistematizado. Nos dias atuais, é difícil comparar as forças desses dois tipos de educação que, muitas vezes, agem em direções opostas: uma para formar e a outra para informar.

O que é educar?
Nos sentidos da palavra educação que discutimos, educar pode compreender tanto o processo de transmissão de conhecimentos, hábitos e valores, como também criar condições para que o sujeito experiencie o mundo. Educar é acompanhar e influenciar, de alguma forma, o desenvolvimento da aprendizagem, das capacidades físicas e intelectuais.

Os pais são educadores?
Alguns autores entendem que toda atuação familiar é educativa. Para exemplificar essa ideia, podemos usar o comportamento dos pais diante do comportamento dos filhos. A forma como os pais reagem ou não, ensina à criança as consequências de seu comportamento, mesmo que essa não seja a intenção. Os pais tem muita importância na educação dos filhos, pois são responsáveis por legitimar ou rechaçar conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no processo civilizatório. Exercem, portanto, importante mediação na relação da criança com o mundo.

Qual é o papel dos pais na educação?
Independente da ação da uma vontade consciente, os pais estão sempre participando da educação de seus filhos; desde o começo da vida, quando o comportamento dos pais pode influenciar a forma como os filhos irão se relacionar com o mundo e com as pessoas. Um exemplo disso é a educação sexual, muitos pais acreditam que não influenciam o comportamento dos filhos, ou, que pelo contrário, tem total domínio sobre isso. A questão é que o comportamento dos filhos diz muito sobre a forma como os pais agiram sobre determinado assunto. No exemplo que estamos discutindo: pais que não falam sobre o assunto, educam para o silêncio. Pais que falam, educam para a discussão. Isso é muito diferente de dizer que pais que falam sobre sexo, liberam os filhos para fazerem o que quiserem, como muitos tendem a crer. Educar para o diálogo, pressupõe que os pais tenham uma boa relação estabelecida com o objeto de discussão ou, quando isso não acontece, tenham coragem para ser sinceros e expressar limites e incapacidades.
Assim também acontece com relação à educação formal, a participação dos pais depende, antes de qualquer coisa, da relação que estes mesmo pais têm com o conhecimento. Pais que valorizam a formação científica e cultural tendem a influenciar positivamente a relação estabelecida entre os filhos e o processo de aprendizagem. A participação ativa no processo educacional indica esse interesse. Quando os pais se aproximam dos conteúdos aprendidos na escola e demonstram interesse, essa atitude reflete diretamente no comportamento dos filhos. O papel dos pais na educação dos filhos é, portanto, emocional. É o peso da relação familiar estabelecida com o mundo, com a ciência, com o conhecimento e, por isso, tão importante e determinante no direcionamento da formação dos filhos.



A escola sempre foi e será um importante centro de transmissão de conhecimento para crianças e jovens. No entanto, tenho saudades do tempo em que a comunidade reconhecia no professor e no diretor da escola uma autoridade social importante para a formação dos seus filhos. O magistério era motivo de orgulho e tinha uma posição social privilegiada no imaginário popular.
Com as transformações do desorganizado processo de urbanização das cidades, os baixos investimentos na escola e na desvalorização do professor, a EDUCAÇÃO deixou de ser prioridade e referência segura para os jovens. Apesar da ampliação do acesso ao ensino, a qualidade da EDUCAÇÃO não alcançou o padrão adequado e, como consequência, outras prioridades chegaram para tomar conta do imaginário jovem, como a televisão e, principalmente, a internet. Hoje sem atrativos, a escola se tornou um ambiente desinteressante para estudantes desinteressados. É preciso cobrar do poder público o respeito às leis e empenho na execução das diretrizes que exigem quadras de esporte cobertas, laboratório de informática, teatro e biblioteca em todas as escolas públicas.


A qualidade do ensino foi comprometida ao se atacar a autoridade do professor. Confundiram-se os conceitos. Não houve distinção entre autoritarismo, nocivo em todos os aspectos, e a autoridade, fundamental no processo de aprendizado.

A EDUCAÇÃO é a chave mestra para salvar o Brasil. A escola (entenda também poder público) não pode se desconectar dos anseios da sociedade, do mercado de trabalho e do mundo. É preciso investir em uma EDUCAÇÃO que faça com que o estudante compreenda a realidade. Só a EDUCAÇÃO pode salvar as futuras gerações do Brasil.


Fortalecimento e priorização da educação básica;

Fortalecimento e ampliação das Escolas Técnicas;

Ampliação das escolas públicas em tempo integral;

Investimentos na formação e na melhoria das condições de trabalho do professor;

Currículo adequado à realidade de cada escola;

Ampliação dos recursos da educação para investimentos em instalações e equipamentos.
Toda escola necessita de laboratórios de informática, quadras de esporte cobertas, biblioteca e auditório;

Cumprimento da lei 11.769/2008, que obriga o retorno imediato da música em sala de aula na educação básica;





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