A Cerca de mim...

Claudia Lins

"Incontrolavelmente marcamos a vida e ela em oposição nos marca. São tantas marcas que acumulamos, que as chamamos de experiência."

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O que faz um Deputado Estadual?



O deputado estadual é um legislador, ele cria projetos de leis (de abrangência Estadual) para beneficiar e organizar a sociedade civil. Também atua como um “fiscal público”, fiscalizando as obras e as contas do Governo do Estado, a fim de garantir que o dinheiro público seja empregado da melhor forma a beneficiar a sociedade em geral.
O que o deputado estadual pode fazer para melhorar a rua onde você mora?
A rua onde moramos faz parte das obrigações do município. Qualquer problema nela existente deve ser encaminhado a um vereador e ao prefeito da cidade. As reclamações podem ser feitas através do telefone 1746.
O deputado estadual pode enviar uma solicitação a um vereador aliado, para que o mesmo solicite junto ao município o reparo do problema. Por exemplo, manutenção de buracos é responsabilidade da prefeitura.
Se o problema for em uma rodovia estadual, o deputado estadual pode enviar a reclamação/problema à Secretaria responsável e fiscalizar o andamento do processo até sua finalização.
O que um deputado estadual pode trabalhar para melhorar o bairro em que você mora?
O deputado estadual pode destinar emendas parlamentares para alguns setores públicos municipais, como por exemplo, destinar uma emenda (verba) para a Secretaria de Saúde Municipal, a qual empregará a verba na UBS do bairro (este bairro pode ser sugerido pelo deputado estadual, mas a decisão final é do município). Pode destinar emenda para a infra-estrutura de um município, o qual poderá utilizar para asfaltar a rua de um bairro escolhido. Lembrando que o deputado estadual destina a verba para uma Secretaria Municipal e sugere onde deve ser empregada, mas a decisão final do uso desta verba é do município.
O que o deputado estadual pode fazer para melhorar a saúde e o atendimento da UBS (Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.)
         do seu bairro? E o transporte? A segurança? 
Além de destinar emendas (verbas), o deputado fiscaliza a atuação do Governo do Estado, cobrando e solicitando o que for necessário. Porém, devemos sempre lembrar  o que é municipal e o que é estadual. O deputado estadual tem o dever de fiscalizar e cobrar o andamento dos serviços e atendimentos estaduais.
A UBS do bairro é competência da prefeitura municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário